Computação em nuvem no setor público
Juan Blancas
/ Categories: Blog

Computação em nuvem no setor público

Desafios e benefícios

A necessidade do setor público de migrar para a computação em nuvem foi divulgada por vários especialistas durante muitos anos. Embora o setor público e os governos estejam adotando iniciativas de transformação digital, ainda existe um certo receio de incluir a nuvem como um núcleo desses projetos de transformação.

 

Para as empresas, a definição simples de transformação digital é a adoção da tecnologia digital em todos os aspectos de suas operações. Essa transformação resulta em uma melhora perceptível na forma como o negócio opera, ajuda a melhorar sua rentabilidade e a reduzir custos.

 

Quais são as preocupações e desafios para o setor público adotar a tecnologia de nuvem?

Embora existam várias organizações governamentais que formularam iniciativas de transformação digital e considerando a tecnologia de nuvem, alguns desafios se encontram entre sua visão e sua necessidade de adotar a tecnologia de nuvem:

 

Estratégia Digital - Os governos precisam analisar suas necessidades e, em seguida, elaborar uma estratégia viável para a migração para a tecnologia digital, com foco especial em seu orçamento, conformidade e necessidades dos cidadãos.

 

Colaboração das partes interessadas - Para o gerenciamento ideal de todos os aspectos das operações, as entidades do setor público devem optar por uma aceitação total de todas as responsabilidades de gerenciamento de várias partes interessadas - líderes, ministérios, departamentos, etc.

 

Preparação da equipe - Para superar o problema de déficit de produtividade no caminho para a integração da tecnologia em nuvem, as organizações do setor público devem garantir o treinamento e a educação da equipe em ferramentas digitais, práticas e fluxo de trabalho que vêm com a adoção de iniciativas de transformação digital.

 

Base de clientes grande e diversificada - Em comparação com as organizações do setor privado, suas contrapartes no setor público têm uma base de clientes notavelmente grande - também conhecidos como cidadãos e departamentos. As operações envolvem uma articulação complexa entre as diferentes organizações governamentais, o que leva à criação de uma enorme burocracia na hora de implementar mudanças no setor. Isso precisa ser tratado com liderança, fornecendo o bom senso sobre a visão.

 

Orçamento apertado - As organizações governamentais precisam adotar um sistema que mostre um ROI significativo.

 

Quais são os benefícios econômicos da computação em nuvem no setor público?

Alguns dos benefícios comuns que todo o setor público pode receber são:

 

1 - Redução considerável de custos e aumento da eficiência

O principal benefício de mudar para a computação em nuvem das organizações governamentais e do setor público é o aumento da eficiência com redução de custos. A tecnologia não exige a compra de hardware caro e, além do custo básico de manutenção de laptops e desktops de escritório, não há grandes custos de manutenção. Isso evita o acúmulo de enormes custos de capital, alivia a preocupação com os ciclos de vida do hardware e alivia os desafios do ciclo sazonal de vendas do fornecedor.

 

Os encargos de tecnologia em nuvem são baseados em requisitos operacionais e oferecem escalabilidade incrível. Isso se torna ainda mais benéfico quando a demanda por serviço dos clientes aumenta para níveis de pico.

 

2 - Excelentes recursos de segurança e recuperação de desastres

Embora garantir a continuidade dos negócios seja o maior benefício da adoção da tecnologia de nuvem, é um excelente passo para melhorar os recursos de recuperação de desastres também. Esta é uma forma eficaz de garantir a segurança dos dados em áreas propensas a desastres, como inundações, terremotos, etc. Dessa forma, as organizações do setor público podem evitar as enormes despesas de substituição de hardware e servidores danificados.

 

A tecnologia em nuvem é extremamente avançada em segurança de dados. Ele segue um padrão obrigatório e usa os protocolos mais eficazes para segurança de dados para todos os aplicativos e usuários.

 

Conclusão

Os benefícios da adoção da tecnologia de nuvem para o setor público (veja o case de sucesso da prefeitura de Aparecida de Goiânia) supera em muito os desafios enfrentados no caminho para a digitalização completa.

 

Nestes tempos em que cuidados de saúde, educação e apoio ao cidadão estão no centro das principais preocupações de cada governo, uma mudança para a adoção dessa tecnologia aliviaria os esforços operativos, além de fornecer serviços mais rápidos e integrados para a população.

 

 

 

Print
144 Rate this article:
5.0

Please login or register to post comments.

x
Loading
  • Assine Nosso Blog