5 suposições falsas que todo CTO deve saber sobre computação em nuvem
Juan Blancas
/ Categories: Blog

5 suposições falsas que todo CTO deve saber sobre computação em nuvem

 

Sem dúvida, a Cloud Computing trouxe benefícios para o setor de TI com suas incríveis inovações.

A adoção da nuvem está transformando mercados e indústrias todos os dias. À medida que pequenas e grandes empresas aumentam seu conhecimento dos serviços básicos de computação em nuvem, muitas estão migrando para abrigar aplicativos de negócios mais complexos e flexíveis.

Especialistas em TI preveem que, no ano 2020, a nuvem será a única solução de computação confiável para a maioria das empresas de TI. E não é só isso, o mercado de computação global crescerá dos atuais US $ 35 bilhões para aproximadamente US $ 150 bilhões.

Enquanto o mercado de computação global continua crescendo, ainda existem algumas visões enganosas difundidas, baseadas em informações incorretas sobre a nuvem que nenhum CTO (sendo a espinha dorsal das soluções de TI de sua empresa) deve ignorar.

 

1. A nuvem é muito cara

Talvez o equívoco mais comum em relação aos serviços em nuvem seja com relação aos custos. Isso afeta especialmente as decisões tomadas em empresas de pequeno e médio porte.

Porém, gerenciar a análise e o rastreamento de suas operações do seu ambiente de TI melhora a relação custo-benefício da nuvem. Dependendo do tamanho e da plataforma da computação, a nuvem oferece mais benefícios materiais do que outras alternativas.

Uma pesquisa com 1.300 empresas nos EUA e Reino Unido divulgada pela Rackspace mostrou que, para 66% destas empresas, os serviços em nuvem reduziram os custos, sendo que que apenas 17% indicaram não ter migrado ainda.

A maioria das empresas decide migrar sua infraestrutura de TI para a nuvem e obter uma boa relação custo-benefício, economizar o dinheiro e os recursos relacionados com equipamentos físicos e pessoal de gerenciamento de TI.

A longo prazo, comparar o custo da acessibilidade, a flexibilidade e a possibilidade de perder os dados e aplicativos da sua empresa para proteger contra ataques inesperados e desastres naturais, como incêndios, roubos, enchentes, terremotos, por mencionar alguns. Os serviços de nuvem foram concebidos por conveniência e custo-benefício.

 

2. Migrar tudo ou nada

Muitos dos CTOs de hoje acreditam que a nuvem é criada de tal forma que, se você adotar um serviço de nuvem, terá que escolher entre mover instantaneamente todos os seus dados e aplicativos ou nenhum deles. Isso é um equívoco bastante difundido.

Apesar de alguns especialistas prescreverem mudar sua empresa totalmente para a nuvem de uma só vez, na realidade, esse processo não precisa ser instantâneo.

Você pode adotar a abordagem híbrida, decidindo mover uma única carga de trabalho de cada vez. Dessa forma, você pode obter um valor incremental da nuvem com cada aplicativo ou serviço que você migrar. Eventualmente, colhendo todos os benefícios ao longo do tempo.

 

3. Virtualização e Cloud Computing são intercambiáveis

Este é mais um erro que a maioria dos CTOs fazem com base na falta de compreensão do conceito.

A computação em nuvem permite o uso de uma rede e servidores remotos para armazenar, gerenciar e processar dados, em vez de servidores ou computadores locais. Enquanto a Virtualização é a criação de uma versão virtual de um sistema operacional, um servidor, um dispositivo de armazenamento ou recursos de rede. A virtualização é, portanto, um software que manipula o hardware para agregar valor à computação em nuvem.

Embora a virtualização seja uma forte base de computação em nuvem, a virtualização não compõe a nuvem. Sim, a virtualização é um dos principais sistemas que faz com que a computação em nuvem funcione com eficiência, mas as duas tecnologias não são intercambiáveis.

Empresas de grande porte costumam usar computação em nuvem e virtualização juntas para obter um servidor de nuvem privado, enquanto empresas de pequeno e médio porte adorariam usar essas tecnologias separadamente para obter melhores ganhos.

 

4. Uma vez que você está completamente na nuvem, você não tem nada para se preocupar

Este é outro dos mais populares entre os pressupostos falsos sobre computação em nuvem que todos os CTOs devem conhecer. A verdade é que a nuvem não é uma panacéia para todos os problemas de TI.

O que acontece quando o provedor de serviços de nuvem da sua organização sofre uma queda de energia ou problemas com o servidor? Ou o que acontece se tivermos acesso limitado à Internet em um local onde precisamos das informações mais vitais? Então, seus funcionários não conseguiriam acessar os dados da empresa armazenados na nuvem. Exceto se houver um tipo de backup em servidores ou dispositivos de armazenamento.

Isso e mais algumas são as preocupações de um usuário total da nuvem. Por isso, é recomendado usar provedores de serviços em nuvem qualificados e bem equipados, como a eMaster, que executam solicitações de recursos em tempo real para que você possa criar uma infraestrutura de nuvem dinâmica.

 

5. O governo e as agências de segurança cibernética teriam acesso de rotina aos seus dados corporativos na nuvem

Essa é outra suposição infundada que a maioria das CTOs fazem sobre computação em nuvem.

Quando você adota o sistema de fornecimento de serviços em nuvem, somente sua equipe de TI poderá configurar as opções de acessibilidade, além de definir os direitos do sistema e as restrições de acesso.

Na eMatser, fornecemos a você um alto nível de privacidade na nuvem de forma que nossa equipe de dados não tenha o direito / acesso não licenciado aos seus dados / aplicativos corporativos. Sua empresa continua sendo a única proprietária do que você armazena no seu sistema de nuvem. Você controla sua conformidade de dados.

 

Concluindo

Ou você escolhe liderar através da implementação de inovação e integração de serviços em nuvem ou permanece no grupo que prefere ficar longe de novas tecnologias devido a suposições, rumores ou medo de risco.

Antes de migrar o seus dados de negócios na nuvem, faça uma boa avaliação e experimente o serviço. Na eMaster podemos ajudá-lo, consulte um dos nossos especialistas.

 

 

Print
1325 Rate this article:
5.0

Please login or register to post comments.

x
Loading
  • Assine Nosso Blog