Caso de sucesso: Jornada para nuvem do Portal de Compras Públicas
Juan Blancas
/ Categories: Case, AWS, Blog, Notícias

Caso de sucesso: Jornada para nuvem do Portal de Compras Públicas

Transformação digital como estratégia de crescimento do negócio

O Portal de Compras Públicas nasce em julho de 2016 como incitativa de operar a parte eletrônica associada às compras públicas, conectando os municípios e o setor privado no processo de licitações na aquisição de bens e serviços comuns.

 

 

Durante 2016 e 2017 a plataforma esteve num período de validação de negócio gerando grande aceitação no mercado, operava 3.460 processos licitatórios de mais de 200 órgãos públicos cadastrados na plataforma. Este modelo, com alto potencial de crescimento, atraiu um capital de investimento da Gestora de Recursos Independente Cedro Capital, concretizado em 2019.

 

Nos anos de 2018 e 2019, o portal se consolidou como uma plataforma viável para atender o mercado de compras públicas ao nível municipal. Nesse nicho, demonstrou ser um modelo de negócio altamente rentável, operando entre 20 e 30 processos licitatórios por dia para mais de 420 órgãos públicos (a maioria prefeituras), dos quais participavam mais de 9.000 fornecedores do setor privado. Os processos envolviam transações de lances, gerenciamento de documentos e notificações e-mail (30.000 por dia).  Neste cenário, a infraestrutura OnPremise com 3 servidores alocados no data-center atendia bem.

 

Porém, para acompanhar a evolução do Portal de Compras Públicas que se desenhava, o Head Of Information Technology, Pedro Oliveira, passou a focar na restruturação da capacidade operativa da plataforma. O objetivo era migrar para uma infraestrutura de alta disponibilidade e ambiente seguro que atendesse às demandas futuras de crescimento do negócio.

 

Desafio

Em 2020, o portal passou a operar 120 processos por dia (crescimento de 300% sob os anos anteriores) para 1.200 órgãos públicos e uma participação de mais de 90.000 fornecedores.

 

Neste ponto, a arquitetura clássica OnPremise não era mais suficiente para atender o tempo de resposta da plataforma, que é fundamental durante os lances das licitações, nem as notificações de e-mail transacional e de massa. O volume de processos 300% maior exigia mais de 24 horas para completar os envios de 100.000 e-mails por dia. Uma tentativa não bem sucedida de migração para nuvem era outro fator que pressionava a estrutura operativa da plataforma de então. 

 

Solução 

O Sucesso do negócio exigia maior capacidade operacional. Em função disso, 2020 foi um ano de crescimento e restruturação tecnológica do Portal de Compras Públicas.

Nossa área de Desenvolvimento aumentou muito e começamos a implementar metodologias de boas práticas como Àgil e Dev-ops que trouxeram um maior nível de governança à plataforma. Ao mesmo tempo, por indicação de João Pedro Antune Associate Sales Rep, Latin America da AWS encontramos na eMaster o parceiro estratégico certo para migrar nossas cargas de trabalho Windows para Amazon EC2 e otimizar nosso serviço de comunicação transacional e de massa.

 

Atendendo as demandas de disponibilidade, flexibilidade, estabilidade e alto desempenho, a equipe da eMaster realizou:

 

Nosso maior desafio era sustentar o atendimento e crescimento do nosso negócio enquanto realizávamos a migração, desafio que conseguimos superar graças ao plano de migração desenhado pela equipe experiente de arquitetos da eMaster. O plano focou em garantir o mínimo de interrupções e tempo de inatividade quase zero durante a migração das cargas de trabalho Windows baseada em ASP para o AWS EC2, e adequando alguns processos internos que permitiram evoluir a arquitetura do nosso aplicativo.

 

Projetos futuros

Os projetos que estão em andamento com a eMaster envolvem: 

  • Apoio na migração do código das aplicações para as novas tecnologias Serverless e MicroServiços 
  • Construção de um Datalake para Analytics 
  • Migração do banco de dados para Amazon Aurora 

 

Com certeza foi a melhor indicação que poderíamos ter recebido da AWS e pretendemos continuar com a parceria da eMaster em projetos futuros. Nossa expectativa é ganhar maior capacidade de processamento de banco de dados através da solução Amazon RDS, e configurar Buckets do Amazon S3 para comportar a transferência de múltiplas origens dos artefatos da empresa.

 

A eMaster faz o máximo para que nossos clientes alcancem os melhores resultados. Mostrar as histórias de sucesso dos clientes é uma forma de inspirar, empoderar e ajudar ainda mais empresas a migrar, gerenciar e otimizar suas cargas de trabalho Windows na AWS.

 

 

 

 

 

 

Print
1743 Rate this article:
5.0

Please login or register to post comments.

x
Loading
  • Assine Nosso Blog