Caso de sucesso: Jornada para nuvem da Dommus Sistemas
Juan Blancas
/ Categories: Case, AWS, Blog

Caso de sucesso: Jornada para nuvem da Dommus Sistemas

Nesta entrega compartilhamos o caso de sucesso da jornada para nuvem (Instancias Amazon EC2) da Dommus Sistemas

 

Após ter desenvolvido uma solução para atender demandas comerciais de incorporadoras em BH, o CEO Gregor Duarte viu o potencial da aplicação e decide fundar em 2016 a Dommus Sistemas, com o proposito de criar uma plataforma integral e especializada para estruturar o processo de construtoras e incorporadas, com controle de ponta aponta e assim se tornar uma solução de referência no gerenciamento comercial de imóveis ao nível nacional.

 

 

Atualmente a Dommus Sistemas, atua em 8 estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Manaus, Mato grosso do Sul e Santa Catarina, fornecendo o serviço para 30 incorporadoras e com uma previsão de atender mais de 100 até o primeiro semestre de 2022. Crescimento sustentado no valor agregado da plataforma que oferece a integração do módulo comercial no processo de incorporadoras e construtoras que os concorrentes não possuem, além de um modelo de faturação mais rentável para seus clientes ao faturar por volume de vendas de unidade habitacionais e não por volume de usuários ou empreendimento como fazem seus concorrentes.

 

Para atender o crescimento do negócio percebido nos últimos anos e com grande necessidade de escalabilidade, a Dommus buscava melhorar sua infraestrutura tecnológica, já que o volume de acessos diários aumento consideravelmente.

 

Desafio

Neste ponto, a arquitetura monolítica da Localweb onde se encontrava hospedada a plataforma não era mais suficiente, pois o ambiente não estava preparado para o nível de serviços que a Dommus precisava, deixando a plataforma indisponível pelo menos 1 vez por mês e impactando o SLA dos clientes.

 

“Vivemos vários episódios complicados, chegou a ser uma situação insustentável porque a ferramenta não estava 100% disponível. Teve um período de 6 meses que os incidentes viraram rotina e o fornecedor não se esforçava em resolver”

 

Solução

De olho no crescimento do negócio era evidente contar com uma infraestrutura mais robusta e orientada a escalabilidade e disponibilidade.

 

“Já tínhamos ouvido falar da AWS e decidimos procurar um parceiro que ajudasse a acelerar a migração da nossa infraestrutura tecnológica para nuvem, assim após contatar a AWS fomos direcionados com a eMaster Cloud & Security.

O maior desafio da Dommus na migração era configurar os servidores do zero e entender o modelo financeiro da AWS. Deste modo foi extremamente necessário contar um parceiro profissional e qualificado como a eMaster Cloud & Security. Isso foi fundamental para o sucesso da nossa migração.“

 

eMaster Cloud & Security disponibilizou uma equipe altamente qualificada para identificar, dimensionar e planejar o esforço necessário e escolher a melhor solução de Cloud Computing. O projeto de migração foi dividido em 3 fases:

 

  1. Migração das cargas de trabalho para as instâncias Amazon EC2
  2. Segregação e replicação do banco de dados através do Amazon RDS para garantir ainda mais a disponibilidade do banco de dados
  3. Criar o ambiente Dev e homologação separando-o de produção

 

Com a migração foi percebido o impacto prático logo no incio. O tempo de resposta e desempenho do ambiente aumentou de forma considerável, assim como garantiu uma maior disponibilidade da aplicação.

 

Próximos passos

Nos próximos passos Dommus pretende:

 

 

"Só tenho de agradecer a eMaster Cloud & Security pela nossa parceria que permitiu adentrarmos no mundo do Cloud Computing da AWS, pois no início não tínhamos o conhecimento necessário para realizar a migração com sucesso.

Agora mais que nunca contamos com a parceria da eMaster Cloud & Security para transformar a Dommus Sistemas num produto nacional e de maior sucesso”

 

Mais um caso de sucesso que reforça o compromisso da eMaster Cloud & Security com seus clientes para atingir melhores resultados e assim inspirar, empoderar e ajudar ainda mais empresas a migrar, gerenciar e otimizar suas cargas de trabalho na AWS.

 

 

 

Print
551 Rate this article:
5.0

Please login or register to post comments.

x
Loading
  • Assine Nosso Blog