Prefeitura de Pindamonhangaba consegue resgatar arquivos e documentação crítica
Juan Blancas
/ Categories: Case, AWS

Prefeitura de Pindamonhangaba consegue resgatar arquivos e documentação crítica

Migração de infraestrutura local para nuvem no setor público

Nos últimos anos, as preocupações das prefeituras sobre: acessibilidade, segurança e integridade dos ativos mais valiosos como: documentação de cidadãos, contratos, protocolos de atendimento, etc. tem aumentado a demanda por armazenamento em nuvem híbrida.  

Os serviços de armazenamento em nuvem pública são adaptáveis e permitem que as prefeituras armazenem e sincronizem seus dados em servidores on-line com alta disponibilidade e segurança. Além, de funcionar como um sistema de backup, essencial para casos críticos como catástrofes. 

Segue o relato do caso de sucesso da Prefeitura de Pindamonhangaba que, com ajuda da eMaster Cloud & Security, conseguiu resolver os problemas de infraestrutura de armazenamento para arquivos e documentação interna, implementando a solução Cloud Storage Migration.  

 

Problema nos HD locais da Prefeitura de Pindamonhangaba 

Neste ano (2021), a Prefeitura de Pindamonhangaba vinha experimentando degradação na sua infraestrutura de armazenamento local (OnPremises), ocasionando problemas graves como indisponibilidade no acesso de documentos críticos e restauração de arquivos deletados. Isto devido ao desagaste dos HD's locais com mais de 6 anos de operação e com um armazenamento de mais 8 Terabytes. 

Essa situação começou a comprometer o acesso à documentação interna necessária para o atendimento dos cidadãos. 

Assim, Bruno Moreira, responsável de TI da Prefeitura de Pindamonhangaba, começou a procurar alternativas de solução para migrar o hardware local para uma infraestrutura mais robusta e projetada a futuro.  

A troca dos HD's locais não era uma opção interessante, pois, precisávamos aumentar a capacidade na infraestrutura de armazenamento. Isto representava a compra de mais HD's para substituir os antigos. além da compra de HDs adicionais para uma demanda futura. E considerando a experiência anterior de desgaste inerente do hardware local, não resultava a melhor opção em termos de custo-benefício.

 

Cloud Storage Migration: solução de infraestrutura de armazenamento para prefeituras

Na procura de alternativas, Bruno conheceu a solução Safe Cloud Migration da eMaster Cloud & Security, recomendada por Eduardo Campos (Government Account Manager de AWS).  

Assim, a eMaster Cloud & Security fez uma avaliação da infraestrutura na Prefeitura de Pindamonhangaba. Levantando uma série de melhores práticas para migrar a infraestrutura local (OnPremises) para nuvem, garantindo a integridade dos arquivos e documentação interna. A eMaster também apoiou à Prefeitura com as diretivas necessárias para atender as conformidades regulatórias de contratação de serviços em nuvem no setor público.  

“A eMaster ajudou muito a nossa equipe de TI a reconhecer alguns pontos vitais para melhorar a infraestrutura file server da prefeitura. A solução, Cloud Storage Migration, encaixou perfeito com a necessidade de armazenamento da prefeitura.”  Bruno Moreira - responsável pela área de TI da prefeitura de Pindamonhangaba 

 

Cloud Storage Migration: resultados da migração para nuvem da Prefeitura de Pindamonhangaba 

A solução Cloud Storage Migration foi implementada com sucesso de forma gradativa para não comprometer o atendimento da prefeitura. Foram replicados mais de 8 Terabytes de arquivos para a nuvem. 

Após da implementação da solução de Cloud Storage Migration, foi muito perceptível a segurança e gerenciamento no acesso dos arquivos. Além de garantir o backup da documentação valiosa para o atendimento dos cidadãos, pois anteriormente aconteciam eventos acidentais de perca de arquivos por parte de usuários. Agora, é possível estabelecer políticas de permissão para acessar documentos sensíveis e recuperar arquivos ou documentação deletada.

 

Conclusão 

O relato anterior é um claro exemplo de como a infraestrutura em nuvem pode auxiliar o setor público e fazer diferencia no atendimento dos cidadãos.  

A diferença dos HDs locais, a solução Cloud Storage Migration permite que os dados e arquivos sejam armazenados na nuvem com segurança e backup; mantendo os arquivos e documentação das prefeituras sempre disponível em vários dispositivos e permitindo que os usuários acessem e modifiquem com segurança desde diferentes computadores ou dispositivos móveis.  

eMaster Cloud & Security é parceiro public sector da AWS, e possui ampla experiencia na implantação de soluções de armazenamento em nuvem para prefeituras: Storage GatewayAmazon Elastic Block Store (Amazon EBS), Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) e AWS Backup, entre outros.  

As prefeituras podem escolher o tipo de serviço de armazenamento por objetos, blocos e arquivos. E obter o suporte da eMaster Cloud & Security para os requisitos de conformidade, garantindo que a contratação seja feita nas normas e aprovada pelo TCU. 

Visite a nossa seção de soluções de computação em nuvem para prefeituras, e veja como a eMaster Cloud & Security pode ajudá-lo a resolver problemas de infraestrutura da Prefeitura onde você colabora. 

Print
99 Rate this article:
No rating

Please login or register to post comments.

x
Loading
  • Assine Nosso Blog