Benefícios da nuvem AWS
Juan Blancas
/ Categories: Blog, Notícias

Benefícios da nuvem AWS

# 1 – Ganhe com o Auto Scaling

Uma das maneiras de maximizar os benefícios da nuvem é o uso do Auto Scaling na arquitetura do seu aplicativo. Usando-o seus aplicativos obtém os seguintes ganhos: 

  • Melhor tolerância a falhas. Detecte quando uma instância não está íntegra, encerre e execute uma instância para substituí-la. Você também pode configurar o Amazon EC2 Auto Scaling para usar várias Zonas de disponibilidade. Se uma Zona de disponibilidade se tornar indisponível, o serviço poderá ativar instâncias em outra zona para compensar. 

  • Melhor disponibilidade. Garanta que seu aplicativo sempre tenha a capacidade certa para lidar com a demanda do tráfego atual. 

  • Melhor gerenciamento de custo. O Auto Scaling pode aumentar e reduzir dinamicamente a capacidade, conforme necessário. Como você paga pelas instâncias do EC2 que usa, você irá economizar ativando instâncias quando elas são realmente necessárias e encerrando-as quando não são mais necessárias. 

Atendendo a demanda variável

Para demonstrar alguns dos benefícios do Auto Scaling, considere um aplicativo básico em execução na AWS. Esse aplicativo permite que os funcionários pesquisem salas de conferência que podem usar para reuniões. Durante o início e o fim da semana, o uso desse aplicativo é mínimo. Durante o meio da semana, mais funcionários agendam reuniões, de forma que a demanda no aplicativo aumenta significativamente. 

O gráfico a seguir mostra quanto da capacidade do aplicativo é usado durante o período de uma semana: 

 

Em um ambiente On Premises tradicional, há duas maneiras de planejar essas alterações na capacidade. A primeira opção é adicionar servidores suficientes para que o aplicativo sempre tenha capacidade suficiente para atender à demanda. A desvantagem dessa opção, no entanto, é que há dias em que o aplicativo não precisa de toda essa capacidade. A capacidade extra permanece não utilizada e, em essência, aumenta o TCO (Custo Total de Propriedade) do aplicativo. 

 


A segunda opção é ter capacidade suficiente para lidar com a demanda média no aplicativo. Essa opção é mais barata, porque você não está comprando equipamento que usará apenas ocasionalmente. No entanto, você irá criar uma experiência do cliente insatisfatória quando a demanda no aplicativo exceder sua capacidade. 

 

Quando implementamos o Auto Scaling a esse aplicativo, você tem uma terceira opção disponível. Você pode adicionar novas instâncias ao aplicativo somente quando necessário e encerrá-las quando não forem mais necessárias. Neste caso, você só precisa pagar pelas instâncias que usa, quando as usa. Você agora tem uma arquitetura econômica que fornece a melhor experiência ao cliente e, ao mesmo tempo, minimiza os custos

 

Distribuindo sua Aplicação entre Zonas de Disponibilidade 

Os recursos da AWS são hospedados em datacenters de alta disponibilidade. Para fornecer escalabilidade e confiabilidade adicionais, esses datacenters estão em diferentes locais físicos. As regiões são localizações geográficas grandes e amplamente dispersas. Cada região contém vários locais distintos conhecidos como zonas de disponibilidade, que são feitas para serem isoladas das falhas em outras zonas de disponibilidade. Elas fornecem conectividade de rede de baixa latência e custo reduzido para outras zonas de disponibilidade na mesma região.  

O Auto Scaling permite aproveitar a segurança e a confiabilidade da redundância geográfica abrangendo grupos do Auto Scaling entre várias zonas de disponibilidade dentro de uma região. Na eventualidade de uma Zona de disponibilidade se tornar não saudável ou indisponível, o Auto Scaling ativa novas instâncias em uma Zona de disponibilidade não afetada. Quando a Zona de disponibilidade não saudável retornar para um estado saudável, o Auto Scaling redistribuirá automaticamente as instâncias do aplicativo uniformemente entre todas as Zonas de disponibilidade designadas. 

Um grupo do Auto Scaling pode conter instâncias do EC2 em uma ou mais zonas de disponibilidade dentro da mesma região. No entanto, os grupos do Auto Scaling não podem abranger várias regiões. 
 

Conclusão

Como parceiros AWS nosso time de arquitetos está preparado para lhe fornecer todos os benefícios que tornarão sua experiencia em nuvem mais completa, utilizando os recursos que são relevantes para sua realidade garantimos o melhor custo, segurança e disponibilidade para suas aplicações.  

Como podemos ajudá-lo? 

 

 

Print
985 Rate this article:
5.0

Please login or register to post comments.

x
Loading
  • Assine Nosso Blog